segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Feliz 2015!

Olá pessoal, Feliz Ano Novo para todos vocês, que esse ano seja repleto que coisas boas e vibes positivas. E claro, muitos livros!!
Desculpe-me pela ausência esses últimos dois meses, sabem como é fim de ano, escola, formatura, matricula em faculdade e fechamento do ano no intagram do blog @obsessaooliteraria.

Bom, nada melhor do que começar o ano e voltar a ativa do blog com uma resenha TOP! Claro que vocês já devem ter lido diversas resenhas sobre esse livro e até mesmo sobre o filme dele, por que afinal, a primeira parte do ultimo livro da trilogia foi lançado em novembro de 2014 nos cinemas.
E ai já adivinharam qual será a resenha de hoje? Se você pensou em Jogos Vorazes, ACERTOU!!




Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

O livro tem como protagonista a jovem Katniss Everdeen, cuja seu pai faleceu em um desmoronamento da mina em que ele trabalhava. Desde então são só ela, sua irmã e sua mãe, que após a morte do marido perdeu um pouco da sanidade mental.
Retrata a estória de um país que e dividido por distritos, Katniss é do distrito 12. Após uma guerra terrível, milhões de mortes, a paz foi restaurada mediante a um termo. Ter como “sacrifício” 2 representantes de cada distrito, sendo eles um menino e uma menina que tenham entre 12 a 18 anos, eles são nomeados como tributos.
Todo ano ocorre a chamada “colheita”, aonde são sorteados 2 pessoas, um de cada sexo para servirem como tributo no torneio chamado Jogos vorazes. Onde ocorre uma carnificina, sendo um único sobrevivente o vencedor dos jogos vorazes.
Nesse ano, a irmã mais nova de Katniss irá para sua primeira colheita, e pra variar um pouquinho, essa família não tem muita sorte. Prim é sorteada para ser tributa na arena vorazes, porem Katniss se oferece como tributa no lugar dela, criando uma polemica e tanto na capital. O sorteado do sexo masculino e o Peeta, o padeiro.
A estória se desenvolve á partir dai. Katniss se torna a queridinha da capital, a missão dela é conseguir patrocinadores para poder sobreviver aos jogos. Peeta e ela fingem um romance como intuito da sobrevivência.

Viver ou morrer. Restam apenas estas duas opções, e a opção de desistência não está inclusa. A não ser que você se suicide, que não é o caso deles.

Sinopse do livro:

Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Best-seller da Veja, a trilogia Jogos Vorazes foi adaptada para o cinema e estrelada por Jennifer Lawrence.

Pessoalmente, não acho que o filme foi 100% fiel ao livro, mas muitos irão descordar de mim. Conheci a trilogia graças ao filme mesmo, antes disso eu nunca tinha ouvido falar. Desde então estou apaixonada, e cada vez que escuto o assovio do tordo, fico toda arrepiada.

Livro: Jogos Vorazes
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 397

Espero que tenham curtido, e quem não leu.... LEIA!!

Beijinhoooos <3


2 comentários:

  1. Adorooo essa trilogia!! Amei sua resenha!! (L)

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Amo de mais a Suzanne Collins. <3
    Trilogia muito boa.
    Abraços.

    literanoni.blogspot.com.br

    ResponderExcluir