terça-feira, 16 de setembro de 2014

Resenha: Filme/livro O Doador de Memórias

Olá meus queridos viciados na literatura, em parceria com a Paris Filmes recebi convites para assistir o filme "O Doador de Memórias" no cinema. Mas é claro que eu li o livro antes hahaha.
Então teremos hoje uma resenha dupla, sobre o filme e o livro.


O filme/livro "O Doador de Memórias", conta a história de Jonas, um jovem que vive em uma comunidade que abdicou de toda característica humana como: sentimentos, emoções, ódio e as diferenças.
Jonas está em seu ano de "graduação", o ano em que ele receberá sua devida nomeação para qual contribuirá na comunidade em que vive.
Sua atribuição foi ser o Recebedor de Memórias. Jonas tenta se adaptar com a ideia e com as emoções elevadas que ele começa a sentir a partir do momento em que começa a receber as memórias do doador. Ele tem a missão de salvar Fiona que é o seu amor, e Gabriel que é o seu irmão. 
Passa por dificuldades e além de tudo quebra as regras, e uma delas é a de NÃO MENTIR!

Como todos sabem, geralmente os filmes não são completos como o livro por ter pouco tempo para retratar algo que parece ser anos de leitura. Achei que faltou muito do começo do livro no filme. Foi muito resumido. 
Porém me tocou quando li o livro. Fez-me pensar se o ser humano seria capaz de se abster das emoções por medo dos sentimentos.

Sinopse do filme/livro O Doador de Memórias:

" Não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína.
Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis,conhecem apenas o agora – o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes.
Uma única pessoa, o Doador, é responsável por ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.
Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de tornar-se o próximo Doador. Ele é avisado de que será um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz idéia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.
Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário  que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar."

Livro: O doador de memórias
Autora: Ouis Lowry
Editora: Arqueiro
Páginas: 192

Pessoal, esse filme/livro é maravilhoso, perfeito, quero assistir de novo *-* Super recomendo.
Livro que se pode ler em um dia.

Espero que a história de Jonas possa tocar seus corações como tocou o meu.

Beijinhoooos <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário