quarta-feira, 5 de agosto de 2015

17º Bienal Internacional do Rio de Janeiro - 2015


Olá pessoal, como vão?
Esse ano, ocorrerá mais uma Bienal do Livro. Que acontecerá entre os dias 3 a 13 de setembro. E contará com a presença de muitos autores internacionais e nacionais, no qual estou ansiosíssima para conhecer-los *-* 
Esse ano será a bienal mais longa, contendo 11 dias de exposição. Eu irei nos dias 5 e 6, pois a Colleen Hoover estará no dia 6 autografando o seu novo livro que se chama   
"O Lado Feio Do Amor".

O pessoal do Approach me mandou o release da Bienal e deixarei aqui em baixo para vocês darem uma olhada!

A 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre 3 e 13 de setembro de 2015, no Riocentro,  anunciou nesta terça, 4 de agosto, sua programação cultural. O encontro aconteceu no Consulado da Argentina, país homenageado, e revelou um recorde duplo no que diz respeito aos convidados: são mais de 200 autores de diversos estilos, entre eles 27 estrangeiros. Como maior evento literário do país, a Bienal vai promover uma festa do livro – aproximando escritores, editores, livreiros, professores, estudantes e leitores de todas as idades e perfis.  
O cônsul-geral da Argentina, Marcelo Bertoldiabriu a apresentação destacando a importância de receber esta homenagem no ano em que o Rio completa 450 anos. “A Argentina é um país de variedades e contrastes, com uma cultura rica e apaixonada, que vem tendo um reconhecimento sem precedentes no Brasil. A Bienal é uma oportunidade para estreitarmos ainda mais essa relação”, disse. 
Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), que promove a Bienal ao lado da Fagga l GL events Exhibitions, falou em seguida. Ele ressaltou a missão da Bienal em se renovar ano a ano sem perder a essência, lembrando ainda a importância do evento para a cidade. “O Rio de Janeiro literalmente se enfeita de Bienal do Livro a cada dois anos”, disse. 
Gonzalo Entenza, do Ministério das Relações Exteriores argentino, anunciou as atrações do país na Bienal. “Procuramos encontrar a maior diversidade possível entre os escritores selecionados”, afirmou.  São eles: Martín Kohan (Segundos fora), Tamara Kamenszain (O guetoO eco da minha mãe), Eduardo Sacheri (O segredo dos seus olhos), Claudia Piñeiro (As viúvas das quintas-feiras), Mariana Enríquez (As coisas que perdemos no fogo), Mempo Giardinelli (O décimo inferno), María Moreno (Teoría de la noche), Sergio Olguín (La fragilidad de los cuerpos), o cartunista Tute (Batu 1), Diana Bellessi (Pasos de baile), Noé Jitrik (Historia critica de la literatura argentina), Inés Garland (Una reina perfecta), Silvia Schujer (Hugo tiene hambre) e Luciano Saracino (a graphic novel Jim Morrison: o Rei Lagarto).   
Já o estande da Argentina fará referência ao conto “A biblioteca de Babel”, de Jorge Luis Borges, montado em forma de labirinto e com o chão coberto de hexágonos. Haverá ainda uma mostra de manuscritos de grandes autores argentinos.  

Nomes confirmados para a programação cultural 
O melhor da produção brasileira contemporânea estará representado em toda a sua variedade: ficção, poesia, ensaios, biografias, fantasia, história, política, negócios, comportamento, moda, música, sociedade, humor, quadrinhos, clássicos infantis, educação e muito mais. Entre os nomes estão Alberto Mussa, Antonio Prata, Ferreira Gullar, Gregório Duvivier, Gustavo CerbasiIgnácio Loyola BrandãoLaurentino Gomes, Marcelo Rubens Paiva, Mary del Priore,  Paula Pimenta, Pedro Gabriel, Ruy Castro, Thalita Rebouças e muitos outros. 
No que diz respeito aos internacionais, no sábado, 5, a Bienal recebe David Nicholls (Um Dia), Julia Quinn (Os Bridgertons) e Leigh Bardugo (Grisha). Raymond E. Feist (O Mago), Colleen Hoover (Hopeless) e Jeff Kinney (Diário de um banana) se apresentam no domingo (6). Já Joseph Delaney (As Aventuras do Caça-Feitiço) conversa com o público na segunda (7). Três escritoras vão se revezar entre as sessões do dia 12 – Anna Todd (After), Colleen Houck (A Maldição do Tigre) e Sophie Kinsella (Becky Bloom) , enquanto o Café Literário recebe Jacques Leenhardtorganizador de uma edição especial de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, de Debret. Em 13 de setembro, Josh Malerman fala sobre seu Caixa de PássarosCompleta o time Pedro Chagas Freitas, fenômeno de vendas em Portugal, que lança Prometo falhar. 

Café Literário  
Entre os espaços da programação oficial, o sempre concorrido Café Literário permanece com seus debates dedicados a todos os aspectos da cultura. Rodrigo Lacerda, escritor e editor, estreia como curador e, entre muitos outros temas, vai colocar em pauta as relações do Rio de Janeiro com as letras – será uma das homenagens da Bienal aos 450 anos da cidade.  
Os assuntos abordados serão os mais variados. “O mundo literário gira em torno da nossa realidade”, disse Rodrigo. O espaço, que nessa edição terá uma área especial para autógrafos, vai celebrar grandes autores – de Mario de Andrade a João Ubaldo Ribeiro – e colocar em pauta temas atuais como a polêmica das biografias e a crise econômica, entre outros. 

Bamboleio 
No inédito Bamboleio, as crianças vão participar com suas famílias de jogos literários e brincadeiras que envolvem as culturas de todos os países – aprendendo, assim, a importância de conviver com as diferenças. Nesse sentido, os Jogos Olímpicos funcionam como inspiração: os aros coloridos se transformam em bambolês que, além de movimentar corpo e mente, servem de pontes para o imaginário e o universo mágico das primeiras leituras. As atividades, sempre interativas, incluem biblioteca, cabines de leitura, trava-línguas e outras surpresas multimídia.  
A concepção e a curadoria do espaço são do escritor e historiador João Alegria, diretor do Canal Futura, que define o Bamboleio como “um espaço lúdico das ideias”. “O nome vem de ‘bambolê’, que remete ao aro olímpico e é a representação ideal para o espaço: precisamos de jogo de cintura para conviver com a diversidade”, completou. 

Cubovoxes 
Já o Cubovoxes será uma atividade dinâmica que vai conectar, incluir e compartilhar tendências de pensamento e as manifestações culturais do momento em uma arena na qual adolescentes e jovens adultos serão convidados a bate-papos com personalidades do cotidiano e alguns de seus ídolos literários. Ao redor, galerias de luzes e um jardim imaginário vão complementar uma polifonia de vozes e sentidos. Também está a cargo de João Alegria. 

Encontro com Autores & Conexão Jovem 
O Encontro com Autores e o Conexão Jovem são espaços dedicados a promover grandes encontros entre nomes celebrados pelos adolescentes e pelo público em geral. As sessões acontecem no auditório Madureira (Pavilhão Verde) e tem capacidade para 700 pessoas.   

SarALL 
Uma novidade para incrementar ainda mais a diversidade de públicos e conteúdos da Bienal é o SarALL, realizado com a Flupp – a Festa Literária das Periferias –, que, entre 4 e 6 de setembro, vai juntar poetas e grupos de saraus originários de diferentes regiões do país. A proposta é possibilitar a troca entre esses coletivos, que já se conhecem por nome, mas têm metodologias diferentes, promovendo uma espécie de seminário”, disse Ecio Sales, curador da atividade ao lado de Julio Ludemir. O SarALL vai também valorizar a espontaneidade e a interação com a plateia, que terá o microfone à disposição.  

Agents & Business Center 
Foi firmada ainda uma parceria inédita com a Feira do Livro de Frankfurt para o Agents & Business Center, que, também durante os três primeiros dias da Bienal, vai estar aberto a agentes literários e outros profissionais do livro interessados em trabalhar no período. A iniciativa aproxima ainda mais o grande evento literário do Brasil e o maior centro de negócios do mercado editorial no mundo. Já foram vendidas mesas para editores do Reino Unido, Índia, França e Itália. 

Homenagem a Mauricio de Sousa 
A presença de Mauricio de Sousa também está garantida. Comemorando seus 80 anos em plena Bienal, ele é o autor homenageado desta edição e vai inspirar ações especiais durante o evento por meio de sua trajetória e seus personagens. Mauricio recebe ainda o Prêmio José Olympio, oferecido a cada dois anos pelo SNEL a personalidades e entidades empenhadas na promoção da leitura. 

A maior Bienal de todos os tempos  
Os visitantes já têm a garantia de que vão fazer parte da maior Bienal de todos os tempos tanto no que diz respeito à qualidade e variedade do conteúdo (o investimento na programação aumentou 12% em relação à última edição e triplicou desde 2009) quanto ao espaço. Agora os jardins da praça central do Riocentro estarão acessíveis, ampliando a área total de 55 mil m² para 80 mil m² e proporcionando mais conforto a todos os presentes. 
A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro é realizada pelo SNEL e pela Fagga | GL events Exhibitions. O evento tem como patrocinadores másters o Grupo Bradesco Seguros, a Petrobras e o BNDES. A Piraquê (Conexão Jovem/Encontro com Autores e Ponto de Encontro), a Supergasbras (Praça de Leitura), a Light (Visitação Escolar), a Bic (Praça Espaço Criativo) e os Correios (operação logística) também são patrocinadores. A Bienal conta ainda com a realização do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, pela Lei estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.  

Os realizadores 
Referência em promoção e organização de feiras e eventos no Brasil, a Fagga l GL events Exhibitions está no mercado há meio século e é responsável pela realização de mais de 20 feiras por ano no país. Desde 2006, faz parte de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, a francesa GL events. A multinacional é a única da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos. 
O SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) é uma sociedade civil que tem como objetivo o estudo e a coordenação das atividades editoriais no Brasil, assim como a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais. Sua missão é dar suporte à classe nas áreas de direitos autorais, biblioteconomia, trabalhista, contábil e fiscal. O atual presidente do SNEL é Marcos da Veiga Pereira. 

SERVIÇO 
Valor do ingresso  
Inteira: R$ 16,00  
Meia-Entrada: R$ 8,00 
*O benefício da meia-entrada será concedido aos: - Maiores de 60 anos (Lei Federal 10.741/03): Apresentar documento de identidade ou documento com foto que comprove a sua condição; - Estudantes de ensino fundamental, médio ou superior da rede pública ou particular (Leis Estaduais nº 2.519/1996, 4.161/2003, 4.816/2006 e 5.158/2007): Apresentar documento de identificação estudantil (carteira de estudante ou comprovante de matrícula), além de um documento de identidade com foto (boleto bancário ou comprovante de mensalidade não são aceitos); - Portadores de necessidades especiais (PNE - Lei Estadual nº 4.240/2003). As condições para o gozo do benefício da meia-entrada devem estar presentes tanto no ato da compra quanto no acesso do beneficiário ao local do evento.  
Descontos**  
Clientes Bradesco Seguros (Inteira) - 20% de desconto  
**O desconto é válido somente para clientes Bradesco Seguros, mediante a apresentação do cartão em vigência e para compras de até 02 (dois) ingressos efetuadas na Bilheteria Oficial da Bienal do Livro. Essa oferta não é válida para cartões de débito, de loja, corporativos e empresariais. Não é cumulativo com outros descontos.  
Gratuidade  
O benefício da gratuidade será concedido a:  
- Professores de Escolas ou Universidades das Redes Públicas e Particulares – Dirija-se ao guichê de credenciamento tendo em mãos documento de identificação com foto e um dos documentos a seguir: Carteira de Trabalho com o cargo Professor, Carteira de Professor da Escola Municipal, Carteira de Professor da Escola Estadual, Contracheque atual com cargo de Professor, Cartão do INSS (caso seja Professor aposentado), Diploma (ou cópia) de licenciatura em Letras e/ou Pedagogia, Carteira do SINPRO (Sindicato Nacional dos Professores) ou Carteira do CREF (Conselho Regional de Educação Física);  
- Bibliotecários: Apresentar carteira de Biblioteconomia;  
- Profissionais do Livro: Apresentar o crachá da empresa e contracheque atual;  
- Autores: Apresentar o livro de sua própria autoria;  
- Menores de 1 metro de altura.  

Ônibus  
O transporte público é a melhor opção para chegar à Bienal do Livro. A partir do terminal Alvorada os visitantes poderão utilizar as linhas BRT dos corredores Transcarioca ou Transoeste 
Serão 4 estações BRT com integração para a Bienal do Livro: Estação Rio 2, Curicica, Salvador Allende e Pontal. Os ônibus possuem terminal dentro do Riocentro, para embarque e desembarque com maior conforto na entrada e saída do público.  
O site da Bienal (www.bienaldolivro.com.br) disponibilizará a lista completa com todas as linhas de ônibus disponíveis para o trajeto.  
Venda de ingressos  
Os ingressos da Bienal do Livro podem ser adquiridos antecipadamente por meio do site ou aplicativo Ingresso Rápido (http://www.ingressorapido.com.br), com validade para um dia de evento. Ao realizar a compra antecipada o visitante pode imprimir o bilhete em casa, escolher a opção de envio pelos correios ou solicitar a entrega via serviço de motoboy (estas duas últimas opções estarão válidas para as compras realizadas até o dia 26 de agosto). Quem preferir também poderá retirar o ingresso durante a Bienal, em guichês especiais.  
Outra forma de comprar o bilhete antecipadamente e sem o valor da taxa de conveniência é comprando em um dos pontos de venda da Bienal, que seguem abaixo. Apesar de as entradas também serem vendidas nos dias do evento, a organização incentiva as compras online e antecipada como alternativas para oferecer mais conforto ao público.  
South Búzios. Avenida José Bento Ribeiro Dantas - Armações de Búzios – Centro. Das 10h às 22h.  
South Araruama. Rua Rosa Raposo – Centro. Das 10h às 22h.  
South Américas Shopping. Avenida das Américas - Recreio dos Bandeirantes. Das 10h às 22h.  
South BotafogoRua Voluntários da Pátria. Das 10h às 20h.  
South Avenida Rio Branco. Avenida Rio Branco – Centro. Das 10h às 20h.  
South Bangu Shopping. Rua Fonseca – BanguDas 10h às 20h.  
South Penha. Rua dos Romeros – Penha. Das 8h às 20h.  
South Barra Shopping. Avenida das Américas – Barra da Tijuca. Das 10h às 22h.  
South Belford Roxo. Rua João Fernandes Neto – Centro. Das 8h às 20h.  
South Bonsucesso. Avenida Nova York – Bonsucesso. Das 9h às 20h.  
South Caxias. Avenida Governador Leonel de Moura Brizol - Vila Meriti. Das 8h às 20h.  
South Boulevard Shopping. Avenida Presidente Kennedy – Centro. Das 10h às 22h.  
South Carioca Shopping. Avenida Vicente de Carvalho - Vicente de Carvalho. Das 10h às 22h.  
South Caxias Shopping. Rodovia Washington Luís - Vila São Luiz. Das 10h às 22h.  
South Freguesia. Rua Geremário Dantas – Freguesia. Das 8h às 20h.  
South Ilha Plaza Shopping. Avenida Maestro Paulo e Silva - Ilha do Governador. Das 10h às 22h.  
South Itaboraí. Rua Dr. Pereira dos Santos – Centro. Das 10h às 22h.  
South Shopping Iguatemi. Rua Barão de São Francisco – Andaraí. Das 10h às 22h.  
South ItaguaíRodovia Rio Santos – Itaguaí. Das 10h às 22h.  
South Macaé. Rua Aluísio da Silva Gomes – Granja dos Cavalheiros. Das 10h às 22h.  
South Madureira. Avenida Ministro Edgard Romero – Madureira. Das 10h às 22h.  
South Maricá Rua. Rua Ribeiro de Almeida – Maricá. Das 10h às 22h.  
South Madureira Shopping. Avenida Ministro Edgard Romero – Madureira. Das 10h às 22h.  
South Méier. Rua Dias da Cruz – Meier. Das 8h às 21h.  
South Friburgo. Praça Presidente Getúlio. Das 8h às 20h.  
South Niterói Centro. Rua da Conceição - Centro. Das 8h às 20h.  
South Nova Iguaçu. Rua Governador Portela. Das 9h às 20h.  
South Passeio Shopping. Rua Viúva Dantas - Campo Grande. Das 9h às 20h.  
South Petrópolis. Rua do Imperador. Das 10h às 22h.  
South Park Shopping. Estrada do monteiroDas 10h às 22h.  
South Santa Cruz. Rua Felipe Cardoso - Santa Cruz. Das 10h às 23h.  
South São Gonçalo Shopping. Avenida São Gonçalo - Boa Vista. Das 10h às 22h.  
South Shopping Grande Rio. Estrada Municipal São João de Meriti – Parque. Das 10h às 22h.  
South Shopping Guadalupe. Avenida Brasil. Das 10h às 22h.  
South Shopping Nilópolis. Rua Professor Alfredo Gonçalves Figueira. Das 10h às 22h.  
South Shopping Nova América. Avenida Pastor Martin Luther King Júnior - Del Castilho. Das 10h às 22h.  
South Shopping Via Parque. Avenida Ayrton Senna - Barra da Tijuca. Das 10h às 22h.  
South Tijuca Saens Penna. Rua Conde de Bomfim – Tijuca. Das 10h às 22h.  
South Via Brasil. Rua Itapera – Irajá. Das 10h às 22h.  
South West Shopping 2. Estrada do Mendanha - Campo Grande. Das 10h às 22h.  
South Rio Bonito. Rua Quinze de Novembro - Rio Bonito. Das 8h às 20h.  
South Alcântara. Praça Carlos Gianell. Das 9h às 21h.  
South Mesquita. Rua Mister Watkins - Rio de Janeiro. Das 8h às 20h.  
South Niterói. Rua da Conceição. Das 9h às 19h.  
South Rio das Ostras. Rua Casemiro de Abreu. Das 10h às 22h.  
South Resende. Rua Dorival Marcondes Godoy - Fazenda Castelo. Das 10h às 22h.  
South Bangu. Av. Cônego de Vasconcelos – Bangu. Das 9h às 20h.  
South Barra Mansa. Rua Domingos Mariano. Das 9h às 20h.  
South Queimados. Rua Eloi Teixeira. Das 9h às 21h.  
South Miguel Couto. Rua Professora Marli de Carvalho Pereira. Das 9h às 21h.  
South Saquarema. Rua Prof. Francisco Fonseca. Das 9h às 20h.  
South Volta Redonda. Rua Bras Magldi Fernandes - Vila Santa Cecilia  
South Top Shopping. Avenida Governador Roberto Silveira – Centro. Das 10h às 22h.  
Banca de Jornal Arpoador. Rua Souza Lima – Copacabana. Das 9h às 20h. (único ponto de venda com 10% de taxa de conveniência).  
Casa do Atleta Alcântara. Rua Capitão Ântonio Martins – Alcântara. Das 9h às 19h.  
Casa do Atleta Niterói. Rua José Clemente – Centro. Das 9h às 19h.  
Posto BR Bouganville. Rua Uruguai – Andaraí. Das 8h às 20h.  
Posto BR Parque das Rosas - Barra da Tijuca. Avenida das Américas. Das 8h às 21h.  
Posto BR Piraquê – Lagoa. Avenida Borges de Medeiros. Das 8h às 20h.  
Posto BR Vale do Pan – Jacarepaguá. Estrada dos Bandeirantes. 24h.  
021 - Turismo e Eventos Ltda. Avenida Rio Branco – Centro. Das 10h às 19h.  
IM-Maha Man Plaza Shopping Niterói. Rua Quinze de Novembro – Centro. Das 10h às 22h.  
IM-Maha Man Top Shopping. Av. Gov Roberto Silveira – Centro. Das 10h às 22h.  
IM-Maha Man Norte ShoppingAv Don Helder Câmara. Das 10h às 22h.  
Banco de Areia LeblonAv.Afrânio de Melo Franco – Leblon.  
Banco de Areia Shopping Rio Sul. Avenida Lauro Sodré – Botafogo. Das 10h às 22h.  
Fnac Barra Shopping. Avenida das Américas, 4666 - Barra da Tijuca. Das 10h às 22h. 

Local do Evento: 
Riocentro Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca 22780-160 – Rio de Janeiro – RJ.  
Horários  
Dia 3 de setembro: 13h às 22h  
Dias de semana: 9h às 22h  
Fins de semana: 10h às 22h


E vocês já compraram os seus ingresso? Já fizeram a listinha de livros que irão comprar?
Quais dias vocês vão? E Quais autores vocês querem ver?
Deixem as respostas de vocês aqui nos comentários.

Vejo vocês lá <3

Beijinhoooos <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário